Sobre estar doente & só isso mesmo
contém artes no final, encorajo rolar e só ver as artes mesmo!
Eu estou doente, e não vou falar aqui sobre o que eu tenho sentido e quais são meus sintomas, a última coisa que alguém que está doente quer é ter que explicar mais uma vez o que você está sentindo. Já é horrível sentir o que você está sentindo, e ser lembrado disso toda vez que vai ao médico ou fala com amigos ou família. Eu também já cansei de explicar o que eu sinto e a reação das pessoas ser alguma variação de “ah sim, a tia da minha prima tem isso também” “nossa, as vezes eu tenho algo parecido será que eu tenho isso também?”. Eu não sei se era essa tipo de pessoa antes dessa experiência mas…não seja esse tipo de pessoa, se alguém te contar que está doente ouça e não compare e muito menos comece a ficar preoucupado com a sua própria saúde na cara da pessoa.
Todo tipo de coisa começa a passar pela cabeça quando a gente fica de cama. No meu caso minha primeira preocupação é se estou dando trabalho pra pessoas que não deveriam mais ter trabalho comigo, eu não queria ter que te pedir um café, eu queria poder ir buscar o café, eu não estou pedindo esse café porque é mais fácil pedir, pedir é muito mais difícil. Então eu tomo menos café. Eu não queria ter que te pedir um lanche, eu queria preparar um lanche pra você. Eu não queria pedir uma carona pro médico, eu queria aproveitar que o verão chegou e ir passear sozinha de bicicleta pela beira mar.
A gente também começa a pensar sobre o futuro, sobre se for pra ser assim de agora pra frente como vamos lidar com isso? Estar de cama é algo meio suspenso no tempo, todas as coisas que eu vinha estudando entraram em hiato, eu consigo ler…mas não muito mais do que isso, mesmo escrever em um caderno já exige uma posição que me machuca, não tem como desenhar (ou pelo menos não descobri uma posição pra isso mas a Frida Kahlo com certeza descobriu). O fim de semana começa a ser igual a qualquer dia porque não existe lazer quando você tem dor 24h por dia, dormir não é legal, ver um filme não é legal, ler um livro não te distrai o suficiente de nada, não tem nem como ser inteligente com dor, isso queima todo seu processamento mental.
Ainda todos os dias algumas pessoas perguntam se você está melhor, e é claro que você diz que sim, é claro que eu tô melhorando sim, é claro que tá doendo menos, é claro que eu tô de boa, é claro que tá sendo igualzinho umas férias, todo mundo queria passar o tempo todo deitado né? eu até já melhorei só estou aqui deitada ainda porque é bom demais passar o dia todo deitada no escuro.
“Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso”
Impossível não pensar no Gregor Samsa, eu reli duas vezes neste mês. Como o corpo todo dele dói, a readaptação toda ao “novo corpo”, a dificuldade de se mexer como antes ele se mexia, o quarto sempre fechado, escuro, as pessoas em suas passadinhas rápidas pra ver como você está - missão cumprida, prestei minha assistência agora vou viver lá fora, está muito quente aqui dentro você está com febre denovo, e agora o que a gente faz? Não tem o que fazer.
Também penso em dinheiro e em trabalho, outra coisa insuportável é ouvir coisas do tipo “você precisa ver tal médico” “você já foi em tal outro especialista?” Não, eu não fui, você sabe como é demorado conseguir uma consulta de especialista em uma cidade pequena? Eu não fui, eu não contrato serviços, eu não sou dessa classe social. Eu tenho que ir mas eu não vou, eu não fui, eu não vou marcar mais eu não tenho nem dinheiro nem disposição pra ir atrás dessas coisas.
Esse texto não é uma reclamação, é mais um desabafo.
Eu não tenho conseguido desenhar, mas no começo eu ainda conseguia, então deixo abaixo duas ilustrações que fiz e que talvez tenham a ver com esse momento que estou vivendo, também estava testando uns métodos novos de sombrear e pintar e caso você tenha lido até aqui gostaria de saber o que achou!
Obrigada pela leitura, se você conhece alguem que está doente não pergunte como ele/a está, converse sobre coisas que não sejam a doença, ajude essa pessoa a escapar um poquinho.





Excelente texto amiga! É muito ruim quando você comenta algo seu e a pessoa responde como algo dela. É bem normal. E melhoras. Seus desenhos estão incríveis
Amei essas artes novas, me perdi no brilho nos olhos dessa tartaruga plácida 😍 te desejando melhoras pra ontem 🫂